O que é o sabonete de Aleppo
- Herbal Saboaria
- 1 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 1 de jun. de 2023
Você conhece ou já ouviu falar do sabonete de Aleppo? Se você já acompanha nosso blog ou conhece o sabonete de Aleppo da Herbal Saboaria, você já sabe que falamos desse sabonete com frequência, afinal, ele é um dos nossos favoritos e muito mais que isso: é o primeiro sabonete que se tem registro em toda a história humana. Portanto, o sabonete de Aleppo é um sabonete histórico cuja origem está amarrada ao desenvolvimento da sociedade humana e especialmente da história do banho.

Que tal nos acompanhar nesse pedacinho da história do mundo?
Afinal, o que é o tal sabonete de Aleppo? A resposta é bastante simples: Sabonete de Aleppo é um sabonete sólido feito com óleo de oliva e óleo de louro.
Mas a origem do nome desse sabonete de fórmula tão simples quanto especial, é mais complexa. Alepo (em árabe: حلب; romaniz.: ˈħalab; em turco: Halep) é uma importante cidade localizada ao norte da Síria e por centenas de anos foi a maior cidade dessa região. Sua localização estratégica, localizada ao fim da Rota da Seda, entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Eufrates, fez da cidade um dos mais importante centros comerciais do mundo antigo.

A cidade de Alepo está entre as dez cidades mais antigas do mundo, tendo sido habitada desde 5.000 a.C., de acordo com os registros. Desde 2.000 a.C. a cidade já servia como importante centro de transações econômicas entre o oriente e o continente europeu, tendo sido ocupada por diversos povos cujas culturas impactaram de forma marcante a arquitetura da cidade e ajudaram a estabelecer Alepo como a grande metrópole do mundo antigo. A cidade já foi governada pelos hititas, assírios, acádios, gregos, romanos, omíadas, aiúbidas, mamelucos e otomanos. Na cidade até hoje podem ser encontrados antigos resquícios arquitetônicos que mostram a complexa diversidade e intensa vida urbana que se desenvolveram na região desde o século X a.C.. Ruínas de mesquitas, castelos e grandes casas de banho ao estilo romano ainda sobrevivem para ajudar a contar parte dessa história. Algumas casas de banho, ativas até hoje, datam do século XII d.C., o que rompe com o mito de que os povos mais antigos eram avessos a banhos e mostra, ainda, o contrário: a prática do banho e o uso de óleos e cosméticos é tão antiga quanto a história da própria humanidade.

Depois de Damasco, Alepo era a segunda cidade da Síria muçulmana, e sua posição estratégica a colocou como palco de centenas de disputas territoriais ao longo dos séculos, tendo sido disputada especialmente durante as Primeiras Cruzadas, com o avanço do cristianismo nas campanhas do francos contra os turcos, que lutavam pela sua sobrevivência contra os novos ventos que sopravam da antiga Europa medieval. Durante sua passagem por Alepo, os francos aprenderam o método para a fabricação do sabonete sólido, que era fabricado em antigos caldeirões de pedra alimentados por fogo à lenha. O método foi levado primeiro para a região onde hoje está localizada a França, dando origem ao chamado "Sabonete de Marselha", feito a partir do óleo de oliva e qualquer outra gordura, e com os movimentos seguintes das Cruzadas, o método teria sido levado também à Espanha, especificamente na região de Castela, dando origem ao "Sabonete de Castela", feito 100% com óleo de oliva.

Curiosidade: Esse método de fabricação ainda é usado na produção de sabonetes artesanais, mais conhecido como o "método a quente" (hot process), e consiste na saponificação de gorduras, óleos e manteigas a partir de uma base alcalina e aceleração da reação através de uma fonte de calor externa, tradicionalmente fogo.
No processo moderno a base alcalina é comumente o hidróxido de sódio ou de potássio, que são alcalinos altamente eficientes na saponificação de óleos, manteigas e gorduras. No método de fabricação antigo, no entanto, a base alcalina utilizada na fabricação do sabonete de Alepo eram cinzas de madeiras duras, bastante alcalinas, no entanto não tão eficientes como os alcalinizantes modernos.

Apesar de todas as transformações e períodos históricos vividos na região de Alepo, especialmente com a significante perda de território e acesso ao mar para a Turquia após a I Guerra Mundial, algumas tradições seguem intactas, uma delas justamente a fabricação do sabonete de Alepo, que é fabricado através do mesmo método de antigamente. Os óleos de oliva e louro são misturados em porcentagens definidas, geralmente de 6% a 60% de óleo de louro, quanto mais óleo de louro, mais esverdeada e cremosa a barra de sabonete.

As fábricas de sabonete de Alepo são hoje um dos principais atrativos turísticos de Alepo, que mantém a fabricação exatamente como era no passado distante: natural, sem conservantes e que mantém todos os benefícios desses óleos tão especiais à saúde da nossa pele. Após a completa saponificação dos óleos, a mistura é despejada ao chão, e posteriormente carimbada com a insígnia do fabricante e cortadas em cubos de 100g, 200g ou 300g, comercializados individualmente e distintos pela porcentagem dos dois óleos utilizados. Antes de ser comercializado, esses sabonetes passam por um processo de cura e secagem que pode levar até 12 meses, para perda total da água no produto final, o que resulta numa barra mais rígida e portanto, mais durável. Os sabonetes ficam empilhados em torres enormes até que estejam prontos para embalagem e comercialização.

Como vimos, o sabonete de Alepo pode ser um sabonete simples, mas sua história é bastante complexa e está associada ao desenvolvimento do mundo antigo numa região que sofreu diversas batalhas territoriais e foi drasticamente influenciada pela presença de vários povos. Há registros da fabricação do sabonete de Alepo que datam de 2.500 a.C., por isso dizemos que o sabonete de Aleppo é "avô dos sabonetes", pois foi a partir deste método de fabricação que surgiram outros sabonetes que são famosos e cujo uso se espalhou pelo mundo todo a partir das Primeiras Cruzadas, dando origem ao sabonete de Marselha, ao de Castela, e também às diversas modernizações no processo da saboaria e sua industrialização.
O sucesso desse sabonete não é mero acaso, pois além de ser um sabonete histórico, feito 100% com ingredientes naturais, sem conservantes e com ótima durabilidade, é um dos melhores sabonetes para a saúde da pele e tratamentos de beleza, essas virtudes são reconhecidas desde os tempos antigos e permanecem até hoje. O sabonete age como hidratante e umectante naturais, é indicado para peles sensíveis, até mesmo idosos e bebês, indicado para pessoas com irritações de qualquer tipo na pele, e livre de alérgenos. O sabonete de Aleppo é indicado para uso da cabeça aos pés, ajuda no tratamento da acne, eczema e psoríase. Aqui vão alguns dos motivos que esse sabonete tão especial tem se mantido tão popular por alguns milhares de anos:
Hidratação: sua alta concentração de óleo de oliva ajuda na hidratação da pele, ajudando na maciez e flexibilidade;
Ação anti-inflamatória: o óleo de louro é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a acalmar irritações na pele;
Limpeza profunda: o óleo de louro e óleo de oliva são conhecidos por suas propriedades de limpeza profunda quando transformados em sabonete, ajuda na remoção de impurezas e na renovação celular natural da pele, deixando-a limpa e fresca;
Equílibrio do pH: o sabonete de Alepo é ligeiramente alcalino, ajudando na remoção do excesso de oleosidade da pele, mas atuando no equilíbrio do pH, evitando o ressecamento excessivo, especialmente nos meses mais frios do ano;
Hiperpigmentação: o óleo de louro pode ajudar na redução da hiperpigmentação da pele, uniformizando o tom da pele e promovendo um brilho natural.
Quem conhece a Herbal das feiras e eventos, sabe que adoramos contar a história do sabonete de Aleppo, a pesquisa sobre a saboaria está no DNA da nossa empresa. Gostamos de estudar o uso dos cosméticos naturais desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, por isso não poderíamos deixar de reproduzir o primeiro sabonete que se tem registro da humanidade. Pesquisando fórmulas, matérias-primas e métodos, reproduzimos o famoso sabonete de Alepo aqui no Brasil, e com o mesmo método usado antigamente: reagimos óleo de oliva e óleo de louro original da Síria com o alcalinizante em um caldeirão, que é então despejado em moldes e cortados em generosas barras de 160g. O acesso ao óleo de louro é bastante difícil, já que não há produção nacional deste óleo, mas temos fornecedores direto da Síria, o que dá à nossa barra a autenticidade que esse sabonete merece e deve ter :)

Nossos lotes são sempre limitados, mas dão uma ideia da nossa produção crescente do sabonete de Alepo, nossos primeiros lotes produziam 10 barras de 120g, posteriormente a produção subiu para 30 barras de 150g por lote, e hoje já estamos em 100 sabonetes de 160g por lote, as barras cresceram, e a produção também.
Então, que tal você experimentar um pedacinho de história no seu banho com um (quase) autêntico sabonete de Aleppo? Nossa pequena produção totalmente artesanal consegue reproduzir fielmente esse sabonete tão especial e com garantia de qualidade. É um sabonete bastante especial que fornece uma experiência completamente diferente dos outros sabonetes no banho, sua espuma não é farta, mas densa e cremosa.
Se quiser ver esse sabonete incrível de perto, nossos estoques estão sempre abastecidos e você pode visitar as feiras e eventos em que a Herbal Saboaria está presente, ou adquirir sua barra de sabonete histórica através da nossa loja virtual.
Se você nos acompanhou até aqui nessa pequena jornada pela história do sabonete, agradecemos e esperamos te encontrar por aí :) se você já conhece ou usou o sabonete de Alepo, que tal nos contar sua história?
Um abraço,
- Herbal Saboaria.
Comments