top of page

Motivos para você tomar banho de Arruda

Você conhece a Ruta de Cheiro Forte? Talvez você a conheça por seu outro nome mais popular: Arruda (ruta graveolens.)


Hoje vamos te falar um pouco mais sobre essa planta considerada sagrada por quem acredita no poder mágico das plantas e pelos antigos círculos esotéricos que incluíram a arruda nos mais antigos tratados sobre magia e saúde que temos registro na história humana.

A arruda é uma erva medicinal de vários nomes, "ruta de cheiro forte", "ruta", "rue" e "erva-da-graça", este último devido ao uso dessa planta na preparação da água benta pela igreja católica durante a Idade Média.

Os mais antigos relatos sobre o uso da arruda como erva medicinal datam do século 40 – 90 depois de Cristo, por Pedanius Dioscorides, médico e botanista, e pelo filósofo naturalista Plínio, O Velho, que recomendavam a erva como um antídoto contra picadas de animais peçonhentos.


O uso da arruda foi descrito num dos mais antigos tratados médicos do século 11: Tacuinum sanitatis, que significa "Manutenção da Saúde", escrito pelo médico cristão árabe Ibn Butlan, de Bagdá, que viveu entre 1038 – 1075 depois de Cristo.


A arruda está presente no primeiro livro de botânica, chamado de Herbal e publicado em 1562 pelo naturalista William Turner.

A arruda é nativa do Mediterrâneo, da península dos balcãs, ao sudeste da Europa. Foi trazida ao Brasil durante o período de colonização portuguesa, e amplamente utilizada como tempero, chá e em infusões para banho. O pintor francês Jean-Baptiste Debret retratou "o vendedor de arruda" em sua obra de importância histórica "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil" (1831), onde documentou aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira do início do século XIX, demonstrando o amplo uso da arruda desde o início do nosso desenvolvimento econômico a partir do comércio popular de rua.


Muito usada na medicina tradicional de diversas culturas, a arruda faz parte do sistema de medicina milenar Ayurveda, do sistema Unani (baseado nos sistemas de medicina dos médicos gregos Hippocrates, 460 –  370 A.C. e Galen, 129 – 200/c. 216 D.C.) e da etnomedicina, com seu uso bastante disseminado em diversos grupos étnicos e indígenas

Historicamente o banho de arruda foi recomendado por seu efeito vasoprotetor para pessoas que sofriam de pressão alta e varizes, para regular o trânsito intestinal, reduzir estresse e ansiedade, regular a menstruação, alívio de dores em geral, e perda de peso. Mas atenção! Recomenda-se extrema cautela no consumo dessa erva (em forma de chá ou tempero) para evitar intoxicação. A regra é: não mais que 12 folhas de arruda para cada Litro de água.


As crenças populares sobre a arruda transformaram-na num amuleto da sorte com energias esotéricas e espirituais. É usada em casa para proteger o ambiente e atrair positividade, recomenda-se que esteja presente nos espaços de convivência, mas deve ser retirada dos ambientes em períodos de menstruação.


A ciência moderna também estuda os efeitos dessa planta tão aromática. Estudos recentes mostram que a arruda tem efeito antimicrobiano, elimina a presença e desenvolvimento de fungos, bactérias e leveduras. É um poderoso antioxidante, evita e retarda o envelhecimento das células. Age como anti-inflamatório, estudos sugerem que o efeito anti-inflamatório da arruda seja 21% maior que o diclofenaco de sódio. Algumas pesquisas relataram atividade citotóxica contra células cancerosas, significa que diante das circunstâncias corretas, a arruda pode retardar o desenvolvimento de tumores.


A arruda tem efeito menagogo, age como estimulante da corrente sanguínea da região pélvica e útero, é um estimulante da menstruação e não deve nunca ser usada por gestantes (Ministério da Saúde e Anvisa, 2013). Age como repelente e é indicada no combate a pulgas e piolhos, relatos da Idade Média mostram que arruda fresca era esfregada nos chãos para afastar pulgas dos ambientes. Tem efeito analgésico, é indicada para tratamento de dores nas articulações e dores no peito decorrentes de inflamações e pneumonia, alivia dores causadas pelo ciático, artrite e cólicas intestinais e menstruais.


Tradicionalmente a arruda é usada para defumações, afastar mau-olhado, trazer sorte e proteção (Ministério da Saúde e Anvisa, 2013). Seu chá era recomendado para tratar inflamações oculares e melhorar a visão, era indicado como amuleto para afastar bruxas, acreditavam que o banho de arruda era capaz de desfazer feitiços. Na Idade Média era usada nas entradas das casas para afastar má-sorte e mau-olhado.


A arruda pode ser usada como tempero, muito usada na culinária romana, grega e mediterrânea durante a Idade Média. Possui um gosto amargo e deve ser usada com cautela, excesso de arruda pode causar vômitos, diarreia e interromper o funcionamento normal dos rins. A arruda harmoniza com carnes, ovos, queijos e comidas ácidas. Para dar sabor, um galho de arruda deve ser adicionado no molho ao final do cozimento e retirado antes de servir.


A arruda é regida pelo planeta Marte, foi dedicada à Ártemis e associada à saúde, à proteção e ao amor. Ligada ao deus romano Marte, deus da guerra e guardião da agricultura. O banho de arruda é recomendado na purificação de metais devido à associação à Marte.


Abaixo deixamos algumas sugestões interessantes para rituais mágicos com a arruda.


Amizade: Carregar um galho da planta para atrair amizade e afastar mau-olhado.

Amor: Banhar-se numa decocção* de arruda numa sexta-feira de lua crescente e recitar o feitiço:

“Abençoada e miraculosa Arruda do Monte Calvário, Arruda que trouxe lágrimas a Maria Madalena, traga-me lágrimas, em rendição a (nome da pessoa).”

Dinheiro: Banhar a cabeça e rosto numa decocção de arruda com a face virada em direção ao pôr do sol e recitar o feitiço:

"Aguardo sua ajuda despejando sua água em minha porta para que esteja aberta a amor e dinheiro. Obrigado, Arruda Poderosa, mãe das plantas, que traz transformações e fortuna.”


*Decocção: (Ferver 100g de arruda em 4 litros de água e esperar esfriar. Não ingerir!)


Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre a arruda, seus usos e sua antiga história, e já sabe os benefícios do banho de arruda, que tal conhecer nosso sabonete de Arruda e Sal Grosso? Dois ingredientes muito especiais que juntos resultam numa barra de sabonete muito poderosa que vai facilitar seu banho de limpeza astral e espiritual, além de deixar sua pele macia e com um aroma viciante!

Nosso sabonete de arruda e sal grosso é feito com uma combinação de óleos vegetais nobres, como óleo de oliva extravirgem, óleo de rícino, óleo de coco, óleo de babaçu, que deixam a barra com uma textura aveludada, uma espuma densa e que não derrete rápido. Nosso sabonete é feito somente com ingredientes naturais, o seu aroma vem direto dos óleos essenciais que fazem parte da nossa fórmula. A gente garante que você vai amar!



...e não deixe de conhecer nossa loja!


Abraços,

- Equipe Herbal








 
 
 

1 Σχόλιο


Srta Yumi Ghost ;-;
Srta Yumi Ghost ;-;
23 Μαΐ 2021

Conheci vocês na Av. Paulista, já usei o sabonete de sal grosso e arruda, e realmente, é muito gostoso mesmo, virei fã! A pele fica lisinha, que nem quando a gente entra no mar, o cheirinho é maravilhoso, sem contar a limpeza astral, né? Perfeito, recomendo!

Μου αρέσει
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Blog da Herbal. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page